As crianças são extremamente receptivas às quadrinhas e a todo texto que ressalte o caráter lúdico da linguagem. É preciso aproveitar a sala de aula e colocá-las em contato com ritmos e rimas, para que elas aprendam desde cedo que a língua pode estar a serviço da poesia. Quando as crianças chegam à escola, já são falantes e usuárias competentes da língua materna, tendo portanto um conhecimento implícito das regras de seu funcionamento. É o momento de transformar esse conhecimento em algo explícito, e, para isso, os professores planejam diversas situações didáticas em que possam conversar com seus alunos sobre o funcionamento da linguagem, suas regras, a língua escrita etc. No momento em que as crianças se deparam com a leitura de textos literários, surge a necessidade de lhes mostrar o uso da língua como obra de arte. Ora, assim como o artista utiliza a tinta e o pincel para pintar seus quadros, o escritor utiliza palavras para criar seus textos. É preciso colocar os alunos em situações nas quais seja possível observar e analisar a diversidade de materiais que a língua oferece, seja em termos de ritmo e sonoridade, seja em termos de significação. Descobrir que sons combinados podem deixar uma frase engraçada, que uma palavra pode modificar completamente o sentido de um texto, que a combinação de sílabas pode dar um ritmo todo especial às histórias, que uma palavra pode ter vários significados... Enfim, descobrir que a linguagem ultrapassa a barreira das regras cotidianas e se transforma no material de trabalho do escritor não só amplia o conceito de linguagem que as crianças já têm construído, como contribui para a formação de leitores mais exigentes. Embora esses recursos também estejam presentes em todos os tipos de texto literário, nos poemas e quadrinhas eles ganham destaque especial. Por essa razão, é importante que em alguns momentos do trabalho a atenção dos alunos seja voltada especificamente para o universo das poesias e textos ritmados. A leitura de poemas e quadrinhas é uma atividade que possibilita infinitas observações: a rima, o uso dos fonemas, a brincadeira com o significado das palavras, a disposição gráfica do texto na folha de papel... As crianças entre 3 e 6 anos, que freqüentam as classes de educação infantil, têm muita sensibilidade no que diz respeito à sonoridade das palavras; por isso, brincadeiras com os sons da língua agradam muito e possibilitam inúmeras atividades. Entre 3 e 5 anos, como as crianças ainda não lêem convencionalmente, o professor pode, por exemplo, ler os poemas de Fora da gaiola, Girassóis e Bem-te-vi algumas vezes durante um período, para que elas possam conhecê-los bem. Na seqüência, pode propor que cada uma escolha o poema que gostaria de recitar para os colegas durante uma roda de leituras. Pode ser solicitado aos pais que ajudem na tarefa de memorização e, para isso, será preciso que cada criança tenha em casa seu próprio exemplar do livro. O "recital" preparado pela classe pode ser realizado também para outras turmas. Entre 5 e 6 anos as próprias crianças já são capazes de inventar quadrinhas usando rimas. Podem tentar criar um ritmo para pequenos poemas já conhecidos pela sala, como os que integram A arca de Noé; podem marcar com palmas o ritmo de poemas lidos; podem relacionar quadrinhas conhecidas ao nome ou apelido de colegas. Para tanto, o professor deve instruí-las a pensar nos sons dos nomes dos colegas procurando descobrir quadrinhas que combinem com eles. Nas primeiras séries do ensino fundamental o professor pode incluir uma atividade permanente na rotina - o "Minuto da poesia" -, na qual cada aluno apresenta para os colegas um poema que goste de ouvir e ler. É importante estimular os alunos a justificar sua escolha com apreciações do tipo "gostei porque tem rimas engraçadas", "achei diferente porque é um poema que não tem rimas". Pode-se também organizar uma coletânea de poemas para que os alunos os classifiquem segundo critérios como: bloco dos poemas que têm rimas, bloco dos poemas que não têm rimas, bloco dos poemas que são divididos em versos, bloco dos poemas narrativos etc. A partir da terceira série é possível incentivar os alunos a escrever seus próprios poemas e depois lançá-los em um "Livro de poemas", que passará a fazer parte do acervo da biblioteca da escola. Entre a quinta e a oitava série os alunos já têm, geralmente, uma competência maior no exercício da escrita, sendo capazes, portanto, de enfrentar desafios maiores na produção de textos e também de utilizar seus conhecimentos sobre o funcionamento da língua para justificar o que escrevem. Já podem estudar as rimas (pobres e ricas; cruzadas, interpoladas), os versos, a distribuição das estrofes e versos (em formas clássicas como o soneto, por exemplo), o ritmo, a sonoridade (aliteração), o uso das figuras de linguagem. Nessa etapa da escolaridade, uma boa proposta pode ser a elaboração de um livro de poemas narrativos no qual os alunos utilizem os recursos aprendidos. Nesse trabalho será possível:
Reunir poemas narrativos de vários autores.
Observar quais recursos expressivos são utilizados por eles.
Organizar antologias dos poemas de que a classe mais gostou ou de determinados autores.
Compartilhar com os colegas leituras de poemas de um autor predileto. No decorrer dessas leituras, os alunos podem produzir seus próprios poemas e compará-los com outros; podem também revisá-los à luz dos conhecimentos adquiridos. O livro Mamãe Gansa, que traz uma história bastante difundida entre as crianças, é um instrumento interessante para os primeiros passos de um projeto de trabalho como o proposto.
Reunir poemas narrativos de vários autores.
Observar quais recursos expressivos são utilizados por eles.
Organizar antologias dos poemas de que a classe mais gostou ou de determinados autores.
Compartilhar com os colegas leituras de poemas de um autor predileto. No decorrer dessas leituras, os alunos podem produzir seus próprios poemas e compará-los com outros; podem também revisá-los à luz dos conhecimentos adquiridos. O livro Mamãe Gansa, que traz uma história bastante difundida entre as crianças, é um instrumento interessante para os primeiros passos de um projeto de trabalho como o proposto.
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Extraído do site www.ciadasletras.com.br - sala do professor - caderno de leituras
Extraído do site www.ciadasletras.com.br - sala do professor - caderno de leituras
Um comentário:
Muito bom isso se for o q vai dar no Workshop do Espaço Manifesto q esta preparando já pode omeçar a divulgar aqui para as pessoas q aqui entram para ver esse contos maravilhosos e essas dicas q passa qui!!´!
Parabéns to passando sempre!!!
Só ñ vi o conto q mandei uma vez aqi kde James!!!???
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