Postagens populares

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Crianças devem ser estimuladas a ler

Há diferenças significativas entre as crianças que recebem e as que não recebem estímulo para a leitura. Aquelas que crescem em ambientes onde não se criam condições para a leitura só narram fatos do cotidiano, possuem repertório pobre, reproduzem apenas histórias mais conhecidas, empregam frases segmentadas e têm baixo nível criativo, enquanto aquelas estimuladas a ler acrescentam fatos novos às narrativas, apresentam repertório variado, têm texto oral estruturado, com histórias com início, meio e fim. Também apresentam conteúdos gramaticais mais complexos e temas criativos.
Pode-se concluir que o ato de ouvir histórias além de desenvolver o interesse pela leitura:
enriquece o vocabulário;
estimula a inteligência;
age de forma educativa;
desenvolve o pensamento da criança, sua sensibilidade e imaginação;
cria condições para o aprimoramento do ato de memorizar e prestar atenção; e
ensinam a criança a comparar, a lembrar e preparar-se para a vida .

2 comentários:

Andréa Muroni disse...

Ai Val, que ótimo o seu blog. Achei a proposta genial. Parabéns. Quanto a esse texto, me lembrou o Marcelo. Me senti no caminho certo, me senti bem. As baguncinhas dele estão vira-e-mexe no meu blog. Pra você matar as saudades.Vou te linkar nos blogues, tá? Depois dá uma conferidinha.
Birucos
And
onomequequerojatem.blogspot.com
muroni.blogspot.com

solfirmino disse...

Concordo com você.
Falo como professora de educação infantil e de literatura.
Fala-se muito em estímulo à leitura, mas infelizmente nas salas de aula a realidade ainda é outra.
Tem muitos professores que nem lêem, infelizmente.
Adorei seu cantinho, voltarei mais vezes.
Beijos